UE firma compromisso de baixar em 35% a poluição emitida por carros e vans até 2030

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 10/10/2018 10h39
EFE/Wolfgang Kumm EFE/Wolfgang Kumm O Parlamento Europeu, por exemplo, queria reduzir em 40% a emissão de carros no continente

A União Europeia definiu suas novas metas para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera nos próximos anos. O bloco firmou compromisso nesta terça-feira (09) para baixar em 35% a poluição emitida por carros e vans até o ano de 2030.

Pode parecer uma meta elevada, principalmente em tempos que o Acordo de Paris parece a perigo por causa da posição adotada pelos Estados Unidos e o risco iminente do Brasil também ser o próximo a abandonar o compromisso.

Mas a realidade é que a meta ficou aquém de outras diretrizes já definidas pelo bloco. O Parlamento Europeu, por exemplo, queria reduzir em 40% a emissão de carros no continente.

Alemanha e países do leste, que são grandes produtores de veículos, bateram o pé contra a meta mais ambiciosa e os dois lados acabaram cedendo de alguma forma.

Os fabricantes terão que reduzir em 15% as emissões até 2025 antes de chegar a meta final de 35% cinco anos mais tarde.

Países como Irlanda, Luxemburgo e Suécia chegaram a acusar o acordo como pouco ambicioso e clamam por metas maiores já para os próximos anos.

A poluição tem sido um tema constante de preocupação na União Europeia, que tem investido pesado em fontes alternativas de energia e mudanças em hábitos de consumo e legislações.

Os carros a diesel, por exemplo, estão com os dias contados por aqui enquanto veículos híbridos e elétricos vêm ganhando espaço.

Mas as mudanças não estão ocorrendo no ritmo que o planeta precisa para conter de alguma forma o aquecimento global e as mudanças climáticas, de acordo com especialistas da área.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.