UFRJ pode interromper aulas e serviços por falta de recursos
A UFRJ, uma das principais universidades do Brasil, pode interromper aulas e serviços até o mês de setembro por falta de dinheiro.
De acordo com a reitoria, o orçamento para o exercício de 2019 foi muito contingenciado, o que compromete o funcionamento da estrutura no segundo semestre, que começou para os alunos nesta segunda-feira (5).
Por meio de comunicado, a UFRJ informou que até o mês de junho de 2019, as liberações de empenho permitiram apenas a manutenção dos contratos, com dois meses de salários atrasados.
A mudança no padrão de liberação por parte do MEC, iniciada em julho, acarretou em redução de 5% no orçamento para o custeio, permitindo que a instituição pagasse parte das despesas do mês de maio.
Com isso, segundo a instituição, despesas necessárias e rotineiras para o funcionamento, como energia elétrica, água, material de limpeza, vigilância, alimentos para refeitório e materiais para laboratórios ficam comprometidos e correm riscos de não serem pagos e consequentemente os fornecedores suspenderem a entrega dos produtos.
A UFRJ disse que adotou uma série de medidas como redução de despesas de passagens, suspensão na distribuição de orçamento interno às unidades e até suspensão de investimentos previstos para 2019 para tentar enfrentar a crise.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.