Uma a cada três operações bancárias já é feita pelo celular

  • Por Jovem Pan
  • 04/05/2018 12h10 - Atualizado em 04/05/2018 12h11
PixabayMaior uso dos "apps" de bancos foi para consulta de saldos

Uma a cada três operações bancárias é feita pelo celular no Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Federação Brasileira dos Bancos.

A maioria das interações, no entanto, são para consulta de saldo. Quando o objetivo é fazer transações que envolvam movimentação de dinheiro, o aplicativos são mais deixados de lado.

Como é caso do supervisor gamer João Vitor, que ainda utiliza as agências bancárias para suas movimentações financeiras.

“Não confio muito nos aplicativos, até porque eu uso muitos aplicativos no meu celular e eu prezo pela segurança”, disse. “No máximo eu uso mais para ver o saldo, se eu uso”.

As operações que envolvem movimentação financeira nos aplicativos móveis cresceram, mas ainda representam 7% do total.

Nesse quesito, o internet banking é mais relevante, já que quase 30% de suas operações envolvem algum tipo de movimentação financeira.

Em 2016, os aplicativos se tornaram o principal meio de contatos das instituições financeiras com seus clientes. No relatório deste ano, a Federação Brasileira dos Bancos revisou os números e reduziu a vantagem dos aplicativos móveis sobre os demais canais em 7 pontos percentuais.

Apesar de ficar atrás de caixas eletrônicos e agências bancárias quando o assunto é transação financeira, os aplicativos e sites dos bancos lideram em categorias específicas desse tipo de operação, como pagamento de contas e transferências.

Como é o caso da gerente Cristiane Sivero, que vê nos aplicativos uma maior praticidade.

“Eu evito fila. Meu tempo é muito corrido. Então pagar boleto para mim foi uma mão na roda”, disse.

A pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos foi feita em parceria com a Deloitte e contou com a participação de 24 bancos, que representam 91% dessa indústria no Brasil.

A reportagem é de Larissa Coelho ao Jornal da Manhã: