Uma mulher é vítima de violência sexual a cada 12 horas em SP, aponta levantamento
Estudo é do Mapa Nacional da Violência de Gênero, divulgado pelo Senado Federal; números são referentes ao período entre janeiro e junho de 2025
Por
Jovem Pan
27/08/2025 08h42
Divulgação/Governo de São PauloInauguração da Delegacia de Defesa da Mulher em Hortolândia
Uma mulher é vítima de violência sexual a cada 12 horas no estado de São Paulo, segundo dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero, divulgados pelo Senado Federal. Os números, referentes ao período entre janeiro e junho de 2025, revelam um total de 747 casos registrados. O estudo aponta que a maioria dos crimes (62%) ocorre dentro da casa da vítima. Em segundo lugar estão as vias públicas, com 20% dos registros, seguidas por estabelecimentos comerciais, com 9%. A faixa etária mais afetada é a de mulheres entre 30 e 59 anos, que representam 34% dos casos. Mulheres de 18 a 29 anos são o segundo grupo mais vulnerável, correspondendo a quase 32% dos registros.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Especialistas em segurança pública alertam que os números podem ser ainda maiores, pois muitos casos não são denunciados por medo ou vergonha. A pesquisa também mostra que, dos 747 casos analisados, 745 não envolveram o uso de arma.
As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 190, da Polícia Militar, ou do 181, o Disque-Denúncia.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.