Uso de táxi ou carro de aplicativo cresce 414% em 10 anos em SP, diz pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 04/07/2019 08h10
Bárbara Batista/Agência Senado Celular com a tela no aplicativo Uber mostrando um trajeto Cerca de 79% das viagens realizadas com carros particulares são feitas sob demanda, através de aplicativos como Uber, Cabify e 99táxi

Em São Paulo, o uso de táxi ou carro solicitado por aplicativos cresceu 414% em 10 anos. A pesquisa Origem Destino de 2017 mostra que o jeito como as pessoas andam pela cidade mudou.

O aumento das viagens de táxi foi impulsionado pelos serviços de veículo sob demanda. Os dados mostram que 79% do total de viagens desse modo são feitas por aplicativos do celular. Ou seja, muita gente passou a usar táxi, Uber, Cabify e outros serviços para se deslocar pela cidade.

Outro destaque da pesquisa foi a redução de 10% no tempo médio de viagem das pessoas nos transportes coletivos. Há 10 anos, a demora era de 1h07min minutos, hoje é de 1 hora. No geral, o tempo médio de viagem em todos os tipos de transporte caiu 14%: de 39 minutos para 34 minutos.

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, explica que integração dos modais facilita a vida do paulistano. “Eu acho que a integração
df: 05’18” – no seu veículo

Silvani afirma que após investimentos diretos, as viagens sob trilhos cresceram em todas as sub-regiões, criando novas possibilidades de conexão. No entanto, São Paulo ainda é dominada por carros. A pesquisa mostra que houve aumento da frota de automóveis em quase 23%.

Apesar do crescimento no uso da bicicleta, elas ainda representam apenas 1% em relação ao total de viagens.

A pesquisa Origem Destino é realizada a cada 10 anos. A última edição entrevistou 156 mil pessoas na grande São Paulo entre 2017 e 2018 para entender como funciona o deslocamento na metrópole.

*Com informações da repórter Marcella Lourenzetto

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.