Vacinas mensais contra HIV têm eficácia comprovada em estudos

  • Por Jovem Pan
  • 26/07/2017 07h27 - Atualizado em 26/07/2017 11h57
Reprodução Apesar dos meios disponíveis de prevenção, quase dois milhões de pessoas foram contaminadas pelo vírus HIV, em 2016, de acordo com a UNAIDS

Injeções mensais anti-HIV podem revolucionar o tratamento da Aids. A estratégia tem potencial para substituir a medicação oral diária, como é, atualmente, o tratamento contra o vírus HIV.

Os estudos divulgados na Conferência Internacional de Aids que acontece em Paris, comprovaram a eficácia de uma vacina de longa duração.

O médico infectologista Renato Kfouri explicou que essa vacina utiliza de uma nova tecnologia e que se mostrou eficiente no combate do vírus HIV: “é uma vacina com tecnologia diferente, diria revolucionária. Tecnologia de mosaico, onde se via outro vírus e se insere dentro da genética desse vírus pedacinhos do vírus HIV para que eles traduzam para esse outro vetor, uma proteção contra vários tipos”.

Kfouru lembrou que apesar de estar em estado de pesquisa, a vacina seria uma evolução para acabar com uma epidemia que causou mais de 35 milhões de mortes desde o surgimento no início dos anos 80.

Apesar dos meios disponíveis de prevenção, quase dois milhões de pessoas foram contaminadas pelo vírus HIV, em 2016, de acordo com a UNAIDS.

*Informações da repórter Natacha Mazzaro

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.