Vagas no ensino superior EAD superam as presenciais pela primeira vez
Pela primeira vez na história o número de vagas oferecidas no ensino superior à distância em 2018 foi maior do que nos cursos presenciais. O dado é do Censo do Ensino Superior, divulgado pelo Ministério da Educação e pelo INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
No total, foram abertas no ano passado 7.170 milhões vagas remotas contra 6.358 milhões locais. Para o ministro da Educação, o avanço do EAD é um caminho sem volta. “Isso eu acho que é uma tendência nacional e mundial que só tende a aumentar e ampliar.”
Apesar do aumento na abertura de vagas de EAD, ainda há mais alunos de ensino superior matriculados nos cursos presenciais do que na modalidade à distância.
Outro dado apontado pelo Censo é o alto índice de desistências. Em média, só um terço dos estudantes termina o curso dentro do tempo previsto inicialmente e mais da metade dos matriculados deixa a faculdade sem concluí-la.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, ressalta que, apesar dos índices elevados, o abandono é menor entre estudantes com um determinado perfil. “É justamente o jovem pobre que pega um financiamento para fazer uma faculdade particular. Esse jovem, que vende o almoço pra comprar a janta, escolhe direito o curso que vai fazer e, quando entra,leva a sério.”
Ao todo, 8,4 milhões de alunos estavam matriculados em alguma modalidade de ensino superior no Brasil em 2018. Desse total, 20% em instituições públicas, e o restante, na rede privada.
*Com informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.