Varejo ainda avalia impactos da paralisação, mas vai adiar cobranças

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2020 07h16 - Atualizado em 24/03/2020 08h54
Marcelo Camargo/ Agência Brasil As lojas Cem estão fechadas por causa do avanço do novo coronavírus no Brasil

O supervisor-geral da Lojas Cem, José Domingos Alves, avalia os impactos do coronavírus no setor do varejo.

Não só no varejo brasileiro, mas no mundo inteiro, é uma situação nova para todos nós. A economia vinha com uma certa recuperação aqui no Brasil. Evidentemente foi um baque e será uma baque para todos nós.

Mas no momento agora, nossas duas preocupações são, primeiro, combater o vírus e depois diminuir um pouco o impacto do que vai acontecer na economia.

Nós temos que ter um pouco de responsabilidade, tomar decisões com o pé no chão, principalmente o varejo que emprega muito. Uma pessoa desempregada no varejo gera uma cascata de outras cinco.

Como ficam os pagamentos dos consumidores?

A nossa preocupação sempre foi gente e não deixará de ser. Estamos tomando todos os cuidados, as nossas lojas estão fechadas. Quero agradecer a compreensão de todos, principalmente dos nossos clientes. Em breve, estaremos de volta, assim que terminar essa loucura.

Nós temos um política de vender no tradicional carnê, que são pagos em nossa loja, diretamente em nossos caixas. Não existe nenhuma outra forma de pagamento.

Queria pedir a todos que fiquem tranquilos, guardem os vencimentos e pagamentos. Assim que as lojas abrirem, procure as lojas, não haverá multas.

Também aquela pessoa que o vencimento ultrapassou o limite. Nenhum cliente nosso será negativado. Então fique tranquilo, vamos para casa, não é férias para se passear e viajar, seguir as orientações do ministério da Saúde e fazer o nosso papel de cidadão. Quanto mais a gente colaborar, mais rápido sairemos dessa.

Atenção com possíveis golpes

Como recebemos só em carnê e só recebermos no caixa da loja, já tivemos casos de pessoas tentando se passar pelas lojas Cem ligando, liga pras pessoas e passa número da conta.

Nós até tivemos algum procedimento, mas isso foi internamente via sistema e já suspendemos. Não se preocupe.

Volto a dizer, qualquer pagamento, aguarde para fazer nas lojas Cem. Não ligamos para as pessoas informando contas para fazer pagamento, isso é golpe.

Investimento adiados em 2020

Ter calma, tranquilidade e responsabilidades, é tudo muito novo e não temos dimensão do que vai acontecer.

Graças a Deus somos uma empresa que temos pé no chão, sempre foi bem estruturada, então nós continuamos com todas as construções. Nosso novo centro de distribuição, com investimento de R$ 150 milhões, continua a todo vapor e as lojas que estão em construção continuam também.

Então é o momento de ter tranquilidade, vamos procurar manter os empregos. Evidentemente, com o tempo, vamos avaliando, mas nesse momento está mantido todo o investimento e o que planejamos sem mudanças.

Como atravessar esse período de sobram incertezas?

Como cidadão brasileiro, como pai, como filho, eu recomendo que sigam rigorosamente as instruções, vamos colaborar, vamos ficar em casa. Procurar seguir as regras do ministério da Saúde, é o momento de cada um se cuidar.

Vamos fazer cada um a sua parte para que possamos recuperar esse país e a nossa saúde e para evitar que muitas pessoas percam a vida por negligência nossa.

O que você acredite, quem tem fé em Deus vamos rezar para que isso passe logo e tenho certeza que isso em breve o país volta a sua normalidade. Esse é o nosso desejo e o que a gente espera.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.