Vélez Rodríguez assume o MEC e anuncia nova subsecretaria de ‘iniciativas cívicos-militares’

  • Por Jovem Pan
  • 02/01/2019 06h53 - Atualizado em 02/01/2019 08h47
  • BlueSky
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo O principal objetivo será, por exemplo, ampliar o número de colégios militares no país

O novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anunciou que uma de suas primeiras ações à frente do MEC será a criação de uma subsecretaria que cuidará de iniciativas cívicos-militares.

O principal objetivo será, por exemplo, ampliar o número de colégios militares no país. Segundo o ministro, um modelo que dá certo no país e por isso, novos investimentos devem ser feitos. O novo ministro avaliou ainda que não se trata de um investimento muito alto.

Vale ressaltar, no entanto, que pesquisa mostrou que um aluno de colégio militar custa bem mais do que o aluno de uma escola pública tradicional.

Ricardo Vélez Rodríguez ainda voltou a defender que seja cobrada uma mensalidade variável nas universidades federais de quem puder pagar. Seriam valores variáveis, dependendo da renda de cada estudante.

O ministro admitiu, no entanto, que a discussão será longa.

Assim como o presidente Jair Bolsonaro, que fala em acabar com a fase comunista do Brasil, o ministro reclamou do que ele chamou de presença da ideologia marxista na gestão de entidades educacionais. E avisou que isso vai acabar para dar lugar a uma gestão pluralista e aberta.

*Informações da repórter Luciana Verdolin

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.