Vendas do Dia das Mães têm o melhor desempenho dos últimos cinco anos
De acordo com dados do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, trata-se do segundo ano de crescimento após 24 meses de queda.
Entre os dias 7 e 13 de maio, as vendas subiram 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica o que impulsionou as vendas de Dia das Mães neste ano. “O setor de bem duráveis tem crescido de forma considerável impulsionados pela volta do crédito ao consumidor. Então são essas duas variáveis: a melhora na renda e o crediário um pouco mais flexível acabaram impulsionando as vendas”, declarou Rabi.
O economista destaca que, tirando o fator de risco do período eleitoral, a expectativa é de crescimento em outras datas importantes para o comércio.
No Dia das Mães deste ano, as vendas parceladas cresceram 2,86%. É a primeira alta após quatro anos de retração no volume de negócios fechados a prazo.
Para o superintendente de finanças do SPC Brasil, Flávio Borges, esses resultados aumentam o otimismo dos comerciantes. “Não é uma recuperação na velocidade que gostaríamos, mas que uma melhora que, certamente, vai se refletir nas outras datas comemorativas. Inclusive, no Natal que a principal data para o comércio”, afirmou Borges.
Segundo ele, a alta é um alento ao setor após quedas de mais de 16% em 2016 e de cerca de 5% no ano passado.
No final de semana do Dia das Mães, houve aumento de 5% na comparação com a mesma data em 2017.
*Com informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.