Venezuela tem fim de semana marcado por protestos contra e a favor de Maduro
O final de semana na Venezuela foi marcado por protestos a favor e contra o presidente Nicolás Maduro. Milhares de pessoas foram às ruas, em meio a situação caótica de falta de suprimentos e de energia.
Opositores e apoiadores do regime protestaram em meio ao agravamento da crise no país, que vive sérios problemas em várias regiões.
Maduro usou as redes sociais para comentar as manifestações na capital da Venezuela. Ele destacou as seguintes palavras: “O povo revolucionário cheio de dignidade, nobreza e coragem encheu as ruas de Caracas para ratificar seu firme compromisso de lutar contra as agressões imperiais. Com amor e resistência, superaremos a interferência; Nosso único destino é a vitória. Aqui ninguém se rende”.
Já o autoproclamado presidente, Juan Guaidó, também foi às redes sociais e postou um vídeo dizendo que a luta continuará pela democracia, e fez um apelo para que o povo siga se mobilizando.
Os problemas devido ao apagão são enormes e vêm provocando mortes. Pacientes com doenças renais estão sofrendo com a paralisação dos serviços de diálise. A falta de energia elétrica atinge 95% das 139 unidades de tratamento no território venezuelano.
Nicolás Maduro atribuiu o blecaute a um ataque hacker. De acordo com ele, foi utilizada uma tecnologia de alto nível que só os Estados Unidos possuem. Já a oposição e a imprensa atribuem o colapso ao sucateamento da rede elétrica do país.
*Informações do repórter Daniel Lian
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.