Veto à desoneração da folha preocupa empresários e parlamentares
Parlamentares já se articulam para tentar derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro à proposta que prolonga a desoneração da folha de pagamento. Ao sancionar a medida provisória que permite a suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia, o Planalto rejeitou o item que estende a regra até o fim de 2021. Na lei em vigor, ela expira ao final deste ano.
Pela desoneração, empresas deixam de contribuir para a Previdência Social com 20% sobre a folha de pagamento para pagar o equivalente entre um e 4,5% e 5% sobre a receita bruta. Relator da medida na Câmara, o deputado Orlando Silva (PC do B), foi quem incluiu o item no texto. Para ele, a desoneração seria importante para evitar que as empresas demitam ainda mais.
O veto do presidente Jair Bolsonaro vai ser deliberado pelo Congresso, em sessão conjunta com deputados e senadores, em data que ainda será marcada. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem ressalvas ao modelo de desoneração, mas era favorável ao texto.
*Com informações do repórter Levy Guimarães
Assuntos
continue lendo
Política
Como Flávio Bolsonaro tentou se diferenciar de Jair durante a campanha
Equipe buscou suavizar a imagem do senador, reconhecer erros do pai e concentrar a comunicação em segurança e custo de vida
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 7 dias
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 1 semana
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 2 semanas
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 2 semanas