Vinte dos 27 Estados tiveram novatos como campeões de voto para deputado federal
O desejo de renovação do eleitorado se fez visível também na lista dos líderes de votação para deputado federal de cada Estado. Vinte dos 27 campeões de voto pelos Estados mais o Distrito Federal estarão no primeiro mandato a partir do ano que vem.
O principal destaque, proporcionalmente aos votos válidos de cada Estado, foi João Campos, do PSB, eleito por Pernambuco. Filho do falecido ex-governador Eduardo Campos, ele teve 10,6% dos votos do Estado.
Outro novato acima de 10% foi Tiago Dimas, do Solidariedade de Tocantins. Completa o pódio dos novatos com mais votos proporcionais Rose Modesto, do PSDB do Mato Grosso do Sul.
O PSL, do presidenciável Jair Bolsonaro, foi o partido com mais campeões de votos pelo país: cinco. Dois deles também vão estrear no parlamento: Nelson Barbudo, do Mato Grosso, e Hélio Negão, do Rio de Janeiro.
Já o PSB tem quatro nomes na lista. Além de João Campos, serão caras novas Gervásio Maia, da Paraíba, e Camilo Capiberibe do Amapá, filho do senador João Capiberibe.
O PSD tem três novatos na lista, enquanto PR, PRB, PSDB e PT têm dois e Avante, Novo, Podemos, Pros, Psol, PTC e Solidariedade têm um cada.
Porém, o campeão nacional de votos proporcionais foi JHC, do PSB de Alagoas, que vai para o segundo mandato. E o campeão nacional de votos absolutos foi Eduardo Bolsonaro, do PSL, também indo para a segunda legislatura.
Confira a cobertura completa das Eleições 2018
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.