Witzel quer aval do STF para ‘abater’ criminosos que portarem armas

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2019 06h41 - Atualizado em 21/08/2019 10h15
Philippe Lima/Governo do Rio de Janeiro Governador quer reinterpretação do código penal brasileiro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) afirmou, nesta terça-feira (20), que vai entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) de reinterpretação do código penal brasileiro. Ele quer que agentes de segurança tenham a autorização para disparar contra criminosos que estejam portando arma de fogo.

Witzel destacou que, atualmente, o policial pode reagir a uma ação de um bandido, mas não tomar a iniciativa de atirar caso ele esteja portando ilegalmente essa arma. Para ele, dado o elevado nível de violência e criminalidade no Brasil, o STF precisa se posicionar e dar o que chamou de “orientação jurisdicional” aos juízes de todo o país.

“Se hoje esse foi abatido, porque aqueles que estão de fuzil não podem ser abatidos? Então a sociedade precisa tomar essa decisão. E nós podemos, sim, devemos, e vamos, provocar o STF para dar uma interpretação jurisdicional para isso. O que não pode é continuarmos com pessoas causando, na sociedade,  mais vítimas” afirmou.

Segundo ele, caso haja uma reinterpretação do código penal, muitas vidas poderão ser preservadas não só no Rio como e todo o Brasil. O pedido de Witzel acontece após um homem sequestrar, também na terça-feira (20), um ônibus com 37 pessoas na ponte Rio-Niterói. Ele foi morto por atiradores de elite do Bope durante a ação.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.