Dez crianças permanecem em abrigos nos EUA, informa Itamaraty
O Itamaraty divulgou nesta quinta-feira que dez crianças brasileiras que foram separadas de seus pais ao entrarem ilegalmente nos Estados Unidos, continuam em abrigos americanos. Quatro dos menores estão em centros de Chicago e outros seis estão em Houston.
Em nota, o Itamaraty informou também que 39 crianças deixaram os abrigos e foram reunidas com os pais ou responsáveis nas últimas duas semanas.
Ainda segundo o órgão, há “vários outros” processos administrativos de reunificação familiar em fase final, que estão sendo acompanhados pelos consulados brasileiros.
Lembrando que abril deste ano, o governo americano passou a separar crianças dos pais que entravam ilegalmente no país pela fronteira com o México.
Os adultos eram levados para prisões e os menores para abrigos. A medida causou polêmica e, em junho, Donald Trump assinou uma ordem para acabar com a separação de famílias.
O governo norte-americano tinha até o dia 26 de julho para reunir 2.551 crianças de 5 a 17 anos de idade que foram separadas dos pais.
No último sábado, o governo divulgou que tinha conseguido reunir 450 crianças dessa faixa de idade até a última sexta-feira.
O prazo foi estabelecido por um juiz da corte de San Diego, na Califórnia, onde corre um processo contra o governo americano.
Representantes da administração de Donald Trump devem apresentar à corte até o fim desta quinta-feira um balanço atual do processo de reunificação das famílias.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.