Incêndio na Chapada dos Veadeiros foi causado por ação humana, diz especialista

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2017 15h37
FernandoTatagiba/ICMBio Segundo o coordenador do ICMBio, maior parte de queimadas em reservas nacionais são causadas de forma proposital. Isso acontece porque existe um grande conflito na questão de gestão da terra, relacionada a áreas protegidas

Há seis dias, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi atingido por um incêndio que dura até esta segunda-feira (23). O fogo já consumiu 35 mil hectares do local, que é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, o coordenador de prevenção e combate a incêndios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cristhian Berlinck, disse que o incêndio foi causado por uma ação humana.

“Há dois tipos de origem de fogo: ou é natural, aqui no Brasil é só raio, ou ação humana provoca a ignição. Como nós não temos raio nessa época porque não está havendo chuvas, foi fator humano. Alguém provocou esse fogo. A gente ainda não tem certeza se ele foi causado por descuido, por algum uso do fogo na agropecuária, ou se ele foi realmente pra causar um incêndio florestal dessa proporção”, afirmou Berlinck.

Segundo o coordenador do ICMBio, maior parte de queimadas em reservas nacionais são causadas de forma proposital. Isso acontece porque existe um grande conflito na questão de gestão da terra, relacionada a áreas protegidas.

“Algumas pessoas que precisam usar as áreas onde foram criadas um parque nacional, por exemplo, que ainda não foram indenizadas, podem ter alguma relação negativa com essa área protegida e muitas vezes acabam provocando o incêndio”, explicou.

Confira abaixo a entrevista completa do coordenador de prevenção e combate a incêndios do ICMBio, Cristhian Berlinck.

*A entrevista é do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.