“O mercado de trabalho foi capaz de absorver o fluxo de trabalhadores”, diz economista

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2018 16h21 - Atualizado em 31/01/2018 16h22
Edson Lopes Jr/A2AD Edson Lopes Jr/A2AD O economista destacou, no entanto, que o emprego cresceu nas atividades informais.

Helio Zylberstajn, economista e professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, falou ao Jornal Jovem Pan sobre a taxa de desemprego divulgada nesta quarta (31) pela PNAD Contínua.

O professor explica que o melhor é olhar para o movimento mais recente, dos últimos meses, em que a taxa de desemprego tem caído.

Comparando o último trimestre de 2017 com o mesmo período de 2016, é possível observar que 1,8 milhão de postos de trabalho foram criados.

Interessante, diz o professor, é que o número da População Economicamente Ativa é o mesmo. “O mercado de trabalho foi capaz de absorver o fluxo de trabalhadores”, afirmou Zylberstajn.

“A gente conseguiu finalmente interromper o crescimento dos novos desempregados”.

O economista destacou, no entanto, que o emprego cresceu nas atividades informais.

Sobre os eventos de 2018, o professor disse: “a Copa do Mundo sempre atrapalha um pouco a atividade econômica, principalmente se o Brasil for bem, se avançar”. E brincou: “a gente fica indeciso se torce pelo Brasil ou torce pelo emprego”. O ano de eleição, no entanto, “é bom para a atividade econômica, bom para o emprego”.

Ouça a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.