PF e bancos assinam acordo para combater fraudes em cartões

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2018 16h10 - Atualizado em 26/02/2018 16h11
Agência Brasil Agência Brasil No total, 14 bancos assinaram o acordo. A unidade de repressão de crimes começa os trabalhos em 13 de março.

Hoje em dia é cada vez mais raro usar dinheiro físico para fazer compras. A maioria das pessoas já prefere o cartão, instrumento que também sujeito a fraudes.

Por esse motivo a Polícia Federal e a Federação Brasileira de Bancos, a FEBRABAN, assinaram um acordo de cooperação técnica para combater as fraudes bancárias. São aquelas fraudes eletrônicas, que envolvem cartão de débito, de crédito, internet banking, call center e boletos.

Esse acordo vai permitir o compartilhamento de informações e tecnologias para garantir a segurança das transações financeiras feitas de forma eletrônica.

O termo de cooperação prevê, ainda, o desenvolvimento de estudos técnicos e profissionais, além da elaboração e produção de documentos de segurança para uso nas atividades de inteligência.

A reunião aconteceu em São Paulo na manhã desta segunda-feira (26) e terminou por volta das 11h.

O primeiro acordo foi feito em 2009 e hoje foi feita a renovação desse projeto, que propõe novos padrões de proteção.

Além disso, a renovação do contrato deve aumentar o número de instituições financeiras que vão fornecer informações importantes.

No total, 14 bancos assinaram o acordo. São eles o Banco Agiplan, Banco do Brasil, BRB – Banco de Brasília, Basa – Banco da Amazonia, Banrisul, Banese, Banco Neon, Bradesco, Banco Inter, Banestes, Itaú Unibanco, Original, Santander e Sicredi.

De acordo com o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, os trabalhos já terão início no próximo dia 13 de março na unidade de repressão dos crimes cibernéticos em Brasília.

Reportagem de Marcella Lourenzeto para o Jornal Jovem Pan:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.