“Juntos faremos um Reino Unido melhor”, declara nova premiê britânica
Rainha Elizabeth II aceita renúncia de David Cameron e Theresa May é nomeada primeira-ministra britânica. No breve discurso em frente ao número 10 da Downing Street, a nova líder do Partido Conservador teceu muitos elogios a Cameron.
A premiê ressaltou que o ex-primeiro-ministro deixou um legado de justiça social, liderando um governo de uma só nação.
Theresa May pretende dar continuidade à filosofia de seu antecessor, apesar dos múltiplos desafios que surgiram após o Brexit. “Estamos vivendo um importante momento na história do nosso país. Temos uma nação em que o governo não será direcionado aos ricos e privilegiados, mas sim ao povo britânico. A missão de governo que eu deixo é que juntos faremos um Reino Unido melhor”, declarou.
Por enquanto, a mudança de governo e a saída do Reino Unido da União Europeia não devem causar sérios efeitos no Brasil.
A Câmara Americana de Comércio fez um levantamento no qual 64% dos empresários brasileiros dizem que os impactos serão apenas pontuais.
Para 43%, o divórcio na Europa vai gerar instabilidade no curto prazo e os problemas estarão atrelados principalmente à incerteza cambial.
Falando ao repórter Daniel Lian, a CEO da Amcham, Deborah Vieitas, enfatizou que o Brasil pode aproveitar o momento para estreitar relações com o Reino Unido: “temos espaço para subir, no mínimo, de 1,5% a 5% da nossa pauta de exportações para o Reino Unido. Isso beneficiará muito o setor de agronegócios do Brasil, a própria indústria e o setor de serviços”.
No discurso de despedida, o ex-primeiro-ministro agradeceu as manifestações de apoio que recebeu nos últimos dias. Emocionado, David Cameron disse que a maior honra de sua vida foi ter sido premiê do Reino Unido, “um país que tanto ama”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.