Juro médio dos cartões de crédito chega a 415% e mercado prevê aumento em 2016

  • Por Jovem Pan
  • 23/12/2015 08h43
Reprodução/ Facebook/ Casa da Moeda Dinheiro 50 reais

 Juro médio dos cartões de crédito chega a 415% ao ano, e o mercado já conta com novo aumento no mês que vem. Seguindo a lógica, os especialistas entendem que a inflação alta vai forçar o Copom a elevar a Selic a partir de 20 de janeiro.

O Vice-presidente da Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças – afirma que o juro alto é a defesa do sistema financeiro. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, Miguel Ribeiro de Oliveira enfatiza que o cenário econômico deixa o crédito mais caro: “Nós temos a expectativa que as taxas vão continuar subindo, com um agravante, uma vez que o Banco Central sinalizou que em janeiro devemos ter uma nova reunião do Copom no dia 20 de janeiro e, possivelmente, frente a uma inflação mais alta, o Banco Central vai subir a Selic, o que significa dizer inevitavelmente que os juros vão continuar subindo ao consumidor”.

Economista da Associação Comercial de São Paulo compartilha desse temor especialmente diante da queda de 14% nas vendas em outubro. Marcel Solimeo prevê mais problemas para a economia e pouco efeito sobre a inflação se o Banco Central aumentar a taxa básica de juros: “Não teria eficácia nenhuma do ponto de vista de combate à inflação. Poderia agravar a recessão e comprometer ainda mais a dívida pública. Acho que os juros estão cumprindo sua função de travar a economia e nós precisamos travar mais a economia. Não estamos com uma inflação de demanda”.

Marcel Solimeo esclarece que o indicador antecedente da Associação Comercial prevê a repetição da queda de vendas até abril de 2016. Segundo o economista, a retração está garantida até abril, mas poderá avançar ao longo do ano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.