Justiça boliviana prende filho de dono da Lamia e pede prisão de funcionária
Bolívia mantém investigação rígida sobre o acidente aéreo da Lamia que matou 71 pessoas na Colômbia na semana passada.
Nesta quinta-feira (08), as autoridades do país prenderam o ex-chefe de registros da Direção Geral de Aeronáutica Civil, Gustavo Vargas Villegas.
Gustavo é filho do diretor-geral e um dos sócios da companhia, Gustavo Gamboa, que foi preso na última terça-feira.
A procuradoria boliviana afirma que Villegas é investigado pelo uso indevido de bens estatais, negociações incompatíveis no exercício de funções públicas e não cumprimento de deveres.
O procurador-geral, Ramiro Guerrero, exaltou ainda que três países e três ministérios públicos estão atuando juntos para investigar as causas do acidente.
Além de Gamboa, que está preso, os outros donos da Lamia eram o piloto Miguel Quiroga, que morreu no acidente, e Marco Venegas, que está foragido.
As autoridades bolivianas apostam justamente na integração com a procuradoria colombiana para encontrar o terceiro sócio.
No Brasil, para onde se refugiou, a funcionária do aeroporto de Santa Cruz de la Sierra divulgou uma carta afirmando que sofreu pressão para modificar o informe do voo.
Celia Castedo, que já teve pedido de prisão solicitado pela justiça boliviana, garante ter feito cinco observações no plano de viagem da aeronave.
Em Medellin, o quadro de saúde dos quatro internados no hospital San Vicente de Rionegro segue evoluindo.
O estado que inspira mais cuidados é o do zagueiro Neto, que está em estado crítico, mas deixou de depender 100% da respiração mecânica e está em processo de retomar a consciência.
O goleiro Jackson Follman passou por uma amputação de 2 centímetros e meio da perna e não está mais sedado.
O jornalista Rafael Henzel foi transferido para a unidade de terapia semi-intensiva , mas ainda inspira cuidados.
De todos, o lateral Alan Ruschel segue em melhor evolução e a equipe médica já está pensando no retorno do jogador ao Brasil.
*Informações do repórter Victor LaRegina
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.