Kassab se reúne com representantes de emissoras de rádio e TV
Representantes de emissoras de rádio e TV mostraram ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD) as prioridades para o setor e reclamaram de estrangulamento burocrático.
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, defendeu que a parte cartorial do processo de outorgas e medidas técnicas devia ficar com a Anatel, por causa da sua estrutura de atendimento.
Em um momento em que setores defendem a reabertura de ministérios, para Slaviero, a situação não compromete o setor: “A fusão do ministério das Comunicações com o de Ciência e Tecnologia é o mais natural. A telecomunicação, a radiodifusão e ciência e tecnologia tem muita familiaridade com inovação, e assim pro diante. Entendemos que faz todo o sentido nesse ambiente de enxugamento da máquina pública a junção dessas duas pastas, ainda mais com a escolha do ministro Gilberto Kassab, que é um político de uma estatura tremenda, uma pessoa hábil, sensível, que já foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia quando foi deputado federal, e conhece o setor, o assunto. Estamos com expectativas que ele fará boas mudanças e uma grande gestão”.
O presidente da Aesp, a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, e diretor da Jovem Pan, Paulo Machado de Carvalho Neto, considera que encontro com Kassab foi definitivo para o compromisso de uma gestão transparente e ágil: “O ministro Gilberto Kassab se manifestou absolutamente favorável à radiodifusão. É extremamente importante termos agora alguém no setor de comunicação que entende os pleitos do rádio e da TV brasileira. Rádio e TV buscam maior interatividade, maior participação na internet, e essa união de ministérios só vai favorecer a todos nós”.
O representante da EPTV, Emissoras de TV e Rádio de Campinas, Antônio Carlos Coutinho Nogueira, disse que encontro com Gilberto Kassab mostrou a boa vontade com o setor: “O ministro, que é um homem preparado, mostrou ser muito atualizado em relação às demandas do setor, e nos entendemos que o setor poderá finalmente ter um ritmo mais evoluído, de acordo com o mundo moderno, mundo da internet, aplicativos. A radiodifusão tem que se atualizar e depende muito do ministério das Comunicações para isso”.
Kassab adiantou que a ordem é agilizar, ouviu as demandas das emissoras de rádio e TV e disse que o novo ministério está bem estruturado: “É importante registrar os enormes avanços que o setor de telecomunicações teve nas últimas décadas, faço um reconhecimento póblico ao assumir esse novo ministério, que além de comunicação, abriga também tecnologia, ciência, ações envolvendo a academia, e inovação. Mas apesar dos avanços, temos inúmeros desafios, e eu vim hoje nesse encontro com a Abert manifestar a minha disposição de trabalhar junto, de encontrar os caminhos, e aqueles caminhos já encontrados, perseguir o objetivo deles o mais rápido possível. Implantar as transformações para que o brasileiro possa sair ganhando e falamos aqui de milhões de brasileiros que diariamente tem na sua relação com as telecomunicações uma rotina, e é esse o nosso papel, sejam aqueles que estão na vida pública como eu, sejam aqueles que estão do outro lado do balcão prestando serviço, aliás, serviços excelentes”.
O diretor e vice-presidente da Jovem Pan, Marcelo Carvalho, também participou do encontro com o ministro Gilberto Kassab, e considera urgente o processo de reorganização do setor. Para ele, a prioridade é a migração das rádios AM para FM.
Informações do correspondente da Jovem Pan em Brasília, José Maria Trindade.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.