Maia ignora parecer da Câmara sobre candidatura a mais um mandato na Casa

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2016 06h42

Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara Agência Brasil Rodrigo Maia

O parecer da Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara não interfere na decisão da candidatura de Rodrigo Maia a mais um mandato. A reeleição é vetada pelo regimento interno da Casa, mas a nova visão é que neste caso não seria reeleição, já que se trata de mandato-tampão.

Maia já tinha conhecimento deste parecer, que foi elaborado pela Mesa anterior, e nada impede que a nova secretaria da Mesa atual faça um parecer encomendado pelo presidente considerando possível a reeleição em caso de mandato-tampão.

Uma emenda para permitir a reeleição foi avaliada, mas esbarrou em dificuldades políticas na Câmara e no Senado.

O DEM é um partido que não sustenta uma candidatura à presidência da Câmara. Diante da divisão da base governista e perigo de sequelos levaram Maia a este mandato. Se não fosse “tampão”, as condições da disputa seriam diferentes.

O grande movimento agora é do PMDB. Líderes do partido defendem que a sigla apoie o PSDB e, se isso acontecer, Antônio Imbassahy se torna forte e terá que disputar de forma interna.

O estranho politicamente neste caso é que a ntecipação prejudica a todos. Com as manobras para garantir a reeleição, Maia abriu o debate da sucessão e reduziu, politicamente, o próprio mandato.

*Informações do repórter José Maria Trindade