Mais brasileiros dizem ter medo da polícia do que consideram seu trabalho eficiente
Ao menos 50% da população brasileira reconhece que a Polícia Militar garante a segurança da população. 52% acreditam também que a Polícia Civil faz um bom trabalho, esclarecendo crimes.
O problema é que, ao mesmo tempo em que afirmam a importância das polícias, os brasileiros têm medo de serem vítimas de violência por parte destas instituições.
Uma pesquisa feita pelo Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que 70% dos entrevistados acreditam que as polícias cometem excessos no exercício da função.
O coronel Glauco Carvalho foi comandante da Polícia Militar na capital paulista e, ao ler os dados do estudo, ele primeiro questionou a avaliação. O coronel reforçou que a percepção dos excessos poderia ser influência midiática sobre os entrevistados.
Mas, num segundo momento, o coronel reconheceu que os dados apontam dificuldades reais e questionou: como formar uma polícia mais preventiva e menos reativa diante de um cenário em que a demanda é grande e as condições para atender essa demanda são escassas? Mais do que isso, como usar métodos menos violentos dentro de uma sociedade que legitima esta violência?
O diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública concordou: há uma certa concordância dentro da nossa sociedade com ações mais agressivas para a solução de conflitos.
Renato Sérgio de Lima lembrou, por exmeplo, que quase 60% dos entrevistados concordam com a frase “bandido bom é bandido morto”.
63% dos entrevistados disseram que as polícias não têm boas condições de trabalho. E praticamente o mesmo número de pessoas acredita que os policiais sofrem uma verdadeira caçada por parte dos criminosos.
Confira a reportagem completa de Helen Braun:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.