Mais de 50 municípios de PE e AL estão em estado de emergência por chuvas

  • Por Jovem Pan
  • 01/06/2017 11h16
PE - SOTERRAMENTO-CASA-RECIFE-MORTE-IDOSA-CRIANÇA - GERAL - Queda de barreira atinge casa e causa a morte de uma idosa e uma criança, no bairro de Dois Unidos na zona norte do Recife (PE), nesta quarta-feira (31). O soterramento é decorrente das fortes chuvas que castigam a região metropolitana. Ambos ainda foram resgatados por moradores, mas não resistiram aos ferimentos e acabaram falecendo. 31/05/2017 - Foto: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOMais de 50 municípios de PE e AL estão em estado de emergência devido às chuvas - ae

51 municípios de Pernambuco e Alagoas, no Nordeste do País, estão em estado de emergência devidos às fortes chuvas.

No Estado de Pernambuco já são 55 mil desabrigados ou desalojados. A Defesa Civil do Recife confirmou a morte de um adolescente de 14 anos devido a um deslizamento de barreira. Uma mulher de 37 também morreu no local. O número de mortos no Estado subiu para cinco.

O governador de Pernambuco, Paulo Camara, explicou que um levantamento está sendo feito das pessoas que tiveram perdas no Estado, para reparação dos danos: “é importante a gente ter a consciência de que novas casas deverão ser construídas e as pessoas não devem voltar mais às áreas ribeirinhas”.

Em Maceió, os bombeiros tiveram que suspender as buscas em algumas localidades porque o solo estava muito encharcado. Sete pessoas já morreram em deslizamentos de barreiras na capital. Duas pessoas continuam desaparecidas. De acordo com a Defesa Civil, 25 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas. A orientação segue sendo uma só: famílias que estão em áreas de risco devem proteger suas vidas e sair dos locais.

Ainda não foram definidas medidas definitivas do Governo Federal para compensar os estragos, nem amparar as famílias desabrigadas. Áreas de risco serão mapeadas a fim de diagnosticar os problemas estruturais das cidades atingidas.

As chuvas no Nordeste ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata.

*Informações do repórter Felipe Palma