MEC garante continuidade de programas e prevê mais vagas para o Fies em 2017

  • Por Jovem Pan
  • 21/07/2016 09h50
Brasília - O deputado Mendonça Filho fala à imprensa na Câmara dos Deputados (Antonio Cruz/Agência Brasil) Divulgação/Antônio Cruz/Agencia Brasil Novo ministro da Educação e Cultura Mendonça Filho já sofre cobranças

O Ministério da Educação garantiu a continuidade de programas educacionais e previu mais vagas para o Fies a partir de 2017. Neste ano, foram oferecidos 222 mil financiamentos, sendo 75 mil no segundo semestre.

Pesquisa da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior disse que metade dos jovens que querem fazer faculdade depende do Governo. Segundo o levantamento, 50% dos estudantes não têm condições de arcar com as mensalidades e precisam do Fies ou do ProUni.

Foram ouvidos mil jovens de 18 a 30 anos, com ensino médio completo de nove capitais brasileiras.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse ao repórter Anderson Costa que não tem previsão de vagas para o Fies em 2017, mas garantiu que haverá aumento. “Quero tranquilizar os jovens estudantes brasileiros de que o Governo do presidente Temer está trabalhando de forma firme, sustentável, para que o Fies seja o instrumento de política pública de acesso dos jovens ao ensino superior”, afirmou.

Mendonça Filho ressaltou ainda que o repasse dos custos administrativos do Fies para as instituições não deve gerar dificuldades.

O presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior, Janguiê Diniz, afirmou que a medida pode desestimular algumas universidades: “vai ficar inviável se tudo for transferido para o setor privado”.

Por outro lado, o MEC informou que a transferência dos custos para as universidades foi adotada de forma permanente. A reformulação do Fies deve ser divulgada pelo Ministério da Educação até o início do ano que vem.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.