Mendonça Filho afirma: Lula em ministério seria uma “vergonha internacional”

  • Por Jovem Pan
  • 11/03/2016 10h13
Rafael Souto / JP Mendonça Filho

 O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) participou do Jornal da Manhã nos estúdios da Jovem Pan, onde comentou o pedido de prisão de Lula pelo Ministério Público de São Paulo: “Acho que a gente tem que ter crença na Justiça e valorizar o trabalho e atuação do Ministério Público e da Justiça como um todo no Brasil. (…) Quero a verdade. O presidente Lula é tão cidadão como qualquer cidadão brasileiro e como tal ele tem que responder aos crimes”.

Mendonça Filho afirma que seria uma vergonha política se Lula assumisse um ministério neste momento, denotando a intenção de conseguir foro privilegiado no processo: “Seria mais uma vergonha internacional se a presidente Dilma colocar o Lula como ministro de Estado para protegê-lo da Justiça. Para mim é uma vergonha”.

Membro da oposição há 14 anos, o deputado critica o projeto político do PT e defende a elaboração de um plano pós-impeachment: “Nunca acreditei no projeto de poder petista, hegemônico, antidemocrático, uma hegemonia através de métodos ilegais, como no mensalação, petrolão e outros escândalos que marcam o governo petista, tanto de Lula como Dilma. (…) Precisamos pensar nisso, ter a sinalização clara que não é impeachment pelo impeachment. A Dilma cometeu crimes de responsabilidade como os R$ 100 bilhões apontados pelo TCU, manobras, abuso de poder político na eleição de 2014, e isso por si só já justifica o impeachment, mas temos que sinalizar para o futuro um governo de união nacional para salvar o brasil. (…) Uma década perdida pela incompetência e roubalheira do governo petista”.

O parlamentar defende a saída de Eduardo Cunha, mas acha ser praticamente impossível uma renúncia do presidente da Câmara já que a manutenção do cargo seria interessante ao PT. Mendonça Filho afirmou que participará da manifestação do dia 13/03 em São Paulo, que acredita que será pacífica: “Vai ser o maior ato público do Brasil, a maior manifestação da população brasileira em defesa da tese do impeachment. Eu prego paz, um clima de não violência e tranquilidade. O PT fez um joguinho de insinuar algum embate para tirar das ruas as pessoas pacíficas, as famílias, os trabalhadores, mas não colou. O Brasil quer o impeachment da presidente Dilma”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.