Mercadante defende Lula em evento: “merecia mais respeito”

  • Por Jovem Pan
  • 10/03/2016 14h15
  • BlueSky
Brasília- DF 09-03-2016 Presidenta, Dilma durante cerimônia do Pronatec - Medidas de Fortalecimento para a Formação Técnica e Profissional Palácio do PlanaltoFoto Lula Marques/Agência PT Lula Marques / Agência PT Aloizio Mercadante

 O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aproveitou o lançamento da nova etapa do Pronatec para sair em defesa do ex-presidente Lula: “Nós tivemos muito presidentes importantes no Brasil, mas tem um que nunca teve oportunidade de fazer um curso superior, e talvez tenha sido o presidente que, seguramente, mais contribuiu para a educação técnica profissional. O MEC estava proibido de fazer e ele revogou o decreto, ampliou os institutos tecnológicos federais, criou o Prouni (Programa Universidade para Todos), organizou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e mudou a história da educação no Brasil. Acho que por tudo que ele fez nesse país, não só pela educação, mas se fosse só pela educação, merecia mais respeito e mais consideração”.

Dilma Rousseff também aproveitou a oportunidade para fazer uma defesa, mas no caso da presidente, ela falou sobre a necessidade do ajuste fiscal: “Mesmo em um momento de crise, de dificuldade pelo qual passamos, é preciso entender para quê nós fazemos ajustes. Não fazemos ajustes para cortar o futuro do País, não fazemos para acabar com os programas fundamentais, fazemos para preservar aquilo que precisamos preservar porque constitui os caminhos do futuro”.

O Pronatec é uma promessa de mais de 2 milhões de matrículas até 2018. O ministério da Educação anunciou que pretende também a cada dois meses fazer simulados do ENEM, inclusive com diagnósticos sobre o rendimento dos alunos. Outra ideia é criar um canal de estudos, MECflix, que concentraria as mais diversas aulas para estimular os estudantes.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.