Mercosul e União Europeia devem firmar acordo em 2017

  • Por Jovem Pan
  • 17/11/2015 12h09
Wilson Dias/Agência Brasil Presidente Dilma durante a 48ª Cúpula do Mercosul e Estados Associados

 Um Acordo bilateral entre Mercosul e União Europeia deve começar a vigorar em 2017. A expectativa do governo brasileiro é que as negociações sejam concluídas entre os blocos no próximo ano.

O ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, destaca que a troca de ofertas é o início do processo e a proposta abrange quase 90% dos bens de comércio exterior. Ele enfatiza que espera uma rápida definição dos europeus: “A troca de ofertas é o início do processo e nós queremos concluí-lo em 2016. Acho que em 2017 já teremos a vigência do acordo”.

O presidente da Eurocâmaras, entidade que agrega todos os países do bloco, ressalta que os benefícios vão ser expressivos para os dois lados. Miguel Setas ressalta que o acordo poderá impulsionar o crescimento econômico do Brasil: “Um acordo permite aprofundar as relações comerciais, que significa aumentar as exportações, ter acesso à tecnologia, reforçar a competitividade e significa também aumentar o crescimento econômico brasileiro”.

Para o governo brasileiro o acordo com a União Europeia é prioritário por entender que o Mercosul precisa sair do isolamento. Além disto, indica que não se pode insistir no viés protecionista tendo em vista as novas realidades da economia mundial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.