Mesmo com crise, estimativa é que vendas da Black Friday superem às de 2014

  • Por Jovem Pan
  • 29/10/2015 14h38
Image Source/Folhapress E-commerce

 Black Friday pode movimentar R$ 978 milhões este ano, com crescimento superior a 12% na comparação com o ano passado.  A estimativa do site Busca Descontos, que organiza parte do evento no Brasil, é que o tíquete médio fique em R$ 422,39 que equivale a 10% a mais do que na última edição. Mas descontada a inflação no acumulado dos 12 meses até setembro, com alta de 9,49%, o valor é praticamente estável.

O dia das promoções será em 27 de novembro e o gerente de marketing da Netshoes, Bruno Couto, diz que a loja demonstra confiança nas vendas do período: “Nossa sensação para o Black November e Black Friday é muito maior do que recuperar o ano, é trazer uma solução para o consumidor que quer comprar.”.

Em um ano de crise, os clientes devem ser mais exigentes em relação aos preços e às condições de pagamento. Maurício Vargas, que trabalha há 13 anos na defesa de consumidores, aponta as principais reclamações da Black Friday: “Ano passado tivemos 12 mil reclamações em 24 horas. A maior delas é a de que o cliente não consegue acessar o site e, em alguns casos quando consegue colocar o produto no carrinho, não consegue finalizar.”. O Procon já realiza um acompanhamento prévio dos preços a fim de detectar as fraudes que acontecem no período.

O diretor e CEO do grupo Black Friday, Juliano Motta, cita o amadurecimento de toda a cadeia no megaevento, principalmente em um ano de recessão: “A gente vê ao longo dos anos alguns varejistas se profissionalizando e eles entendem que precisam negociar com a indústria, que precisam achar a margem. Tem produtos que eles vão conseguir oferecer preços muito agressivos. Mas o consumidor não pode ter a expectativa de que ele vai ter 80% de desconto em todos os sites. Isso não acontece, não é viável em nenhum negócio.”.

O site criou um selo específico para garantir a qualidade das lojas participantes e o atendimento adequado aos clientes na sexta-feira de descontos. Os organizadores da Black Friday vão lançar o Cyber Monday Brasil, uma data posterior com o objetivo de ser a “última promoção do ano”.

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