Ministério da Agricultura lança Programa Leite Saudável para alavancar produção de cinco estados
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram nesta terça-feira (29) o Programa Leite Saudável, que visa alavancar a produtividade de 80 mil produtores dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Devem ser investido no projeto R$ 387 milhões até 2019, promovendo a ascensão social e, por consequência, a reformulação da classe média rural, além de buscar melhorar a competitividade do setor lácteo brasileiro, que hoje é o 4º maior mercado do mundo.
O programa foi anunciado pela ministra Kátia Abreu durante cerimônia na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. O conjunto de ações busca aumentar a renda dos produtores e a qualidade do leite produzido, além de ampliar os mercados interno e externo, por meio dos cinco estados, que juntos representam 72% da produção nacional.
“Já verificamos que um produtor que produz menos de 50 litros de leite por dia é um produtor fadado a ficar fora do mercado. Um produtor firme, que possa se sentir seguro produzindo menos de 200 litros de leite por dia é um dificuldade”, afirmou a ministra da Agricultura.
Para viabilizar melhor produtividade, Kátia Abreu afirmou que é possível o pecuarista continuar utilizando o mesmo terreno de gado leiteiro e produzir mais leite, se ele começar a usar o formato de consórcios e estabelecer parcerias com vizinhos. Além disso, serão oferecidos cursos técnicos por dois anos aos produtores, que devem sair das classes D e E e ingressar na classe C.
O programa terá sete eixos principais de atuação: assistência técnica gerencial, melhoramento genético, política agrícola, sanidade animal, qualidade do leite, marco regulatório e ampliação de mercados. A seleção dos 80 mil produtores que serão contemplados pelo programa Leite Saudável terá início em 15 de outubro deste ano, informou o secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.