Ministro da Saúde nega aumento de verbas para Hospital São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2017 08h57
  • BlueSky
Brasília - Ministro da Saúde Ricardo Barros, lança o novo tratamento para pacientes com o vírus HIV/AIDS no SUS. (Elza Fiuza/Agência Brasil) Elza Fiuza/Agência Brasil Ministro da Saúde

O ministro da Saúde negou aumento de verba para o Hospital São Paulo e disse que a instituição já recebe dinheiro suficiente para fazer atendimentos.

Após participação no fórum Mitos & Fatos, promovido pela Jovem Pan, Ricardo Barros ressaltou que a unidade na zona sul da capital paulista precisa cortar gastos.

No início do mês, o Hospital suspendeu internações eletivas e restringiu o atendimento no pronto-socorro somente para casos de urgência e emergência.

A instituição, administrada pela Universidade Federal de São Paulo, pede mais R$ 1,5 milhão por mês para atender a demanda de pacientes.

Segundo a Unifesp, mais de 14 mil pessoas já foram prejudicadas e mais de 700 cirurgias deixaram de ser realizadas.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou ao repórter Anderson Costa que é impossível ampliar os repasses para o Hospital São Paulo.

O financiamento da saúde foi um dos temas do fórum promovido pela Jovem Pan nesta segunda-feira (24).

O secretário estadual de saúde de São Paulo, David Uip, destacou ao repórter Daniel Lian que os repasses do governo federal estão caindo com o passar dos anos.

Também devido à falta de recursos, uma das maiores instituições de emergência do Rio de Janeiro suspendeu parte dos atendimentos.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio, Nelson Nahon, relatou o caos em unidades como o Hospital Federal de Bonsucesso.

A ala de emergência do Hospital funciona em contêineres já que a obra do novo setor ainda não está pronta. Uma ordem judicial limita o número de pacientes que podem ficar na fila para serem atendidos, porém, ela não está sendo respeitada.

Confira a reportagem completa:

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.