Ailin Aleixo, do blog Gastrolândia, dá dicas de como comer bem sem gastar muito
A jornalista Ailin Aleixo, que mantém o blog Gastrolândia de dicas de gastronomia em São Paulo e pelo mundo, diz que é possível comer bem sem gastar muito dinheiro até em cidades caras como Londres. Na Inglaterra, em que a moeda é muito forte, a orientação para não ir à falência é conhecer a comida de rua e de mercados de comida como o Borough Market, em que é possível comer sanduíches artesanais por até oito libras. Por lá também há pratos mais elaborados, como paella e frutos do mar.
Segundo ela, uma ótima dica é seguir filas de pessoas locais, e não de turistas. Enquanto viajava na Tailândia, estava passando na frente de uma barraquinha de noodle soup, que é uma sopa com macarrão, quando viu muitas pessoas locais esperando para comer. “Foi a melhor coisa que comi na vida”, lembra ela.
Quem não pode ou não quer viajar, mas mesmo assim quer experimentar pratos típicos de outros países, ela diz que é possível ter uma ideia através dos restaurantes brasileiros e até de redes de fast food como de comida mexicana, mas que é muito diferente pelos ingredientes e modo de preparo. “Não estou dizendo que é ruim, mas não é o ingrediente cultural”, descreve.
Sobre a cozinha brasileira, ela destaca a culinária de Belém, no Pará. “A culinária de Belém vem se firmando como uma das mais importantes do país. Os chefs estão criando um orgulho de cozinhar comida típica com ingredientes locais, como o peixe Filhote, tucupi, jambu e frutas como o cupuaçu”, descreve.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.