Após utilizar modelos muito magras, propaganda da Gucci é banida do Reino Unido

  • Por Jovem Pan
  • 07/04/2016 13h02
Reprodução <p>Gucci teve problemas ao veicular campanha com modelos muito magras</p>

Nesta semana, a Gucci virou polêmica ao ter uma campanha banida do Reino Unido pela Autoridade de Padrões da Publicidade no Reino Unido (ASA, na sigla em inglês). A agência, responsável pela regulamentação das propagandas veiculadas por lá, acusou a marca de usar modelos muito magras, transmitindo uma imagem que não passa ideais de saúde.

“Várias marcas aqui na Inglaterra costumam ter problema com isso, de exagerar no Photoshop, usar modelos muito magras. Existe uma agência que regula as propagandas aqui no Reino Unido e ela está sempre atenta a esse tipo de coisa. A Yves Saint Laurent já foi pega, a Prada também, L’Orèal e agora a Gucci”, contou Ulisses Neto, correspondente da Jovem Pan em Londres.

De acordo com Ulisses, a grife até poderá reutilizar a propaganda, mas com outras modelos. “A principal delas é a presença de uma moça que aparece muito, muito magra. Essa agência de regulação disse que essa modelo tem o tronco desproporcional, os braços muito finos e que a aparência dela leva a um padrão de magreza que não é saudável”, explicou o repórter.

A repreensão à propaganda foi bastante rígida, tanto que até veículos que exibiram a propaganda também foram notificados pela ASA. “Foi utilizado pela primeira vez no jornal ‘The Times’ e até o jornal inglês foi repreendido pela agência de regulamentação, dizendo que deveria ter se recusado a divulgar imagens como essas”, disse Ulisses.

“Aqui na Inglaterra isso se discute muito e o que a agência falou é que de fato a campanha da Gucci era irresponsável, porque pregava esse padrão de beleza com a modelo, em um ambiente sofisticado que fazia parte da propaganda”, encerrou o jornalista.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.