Atores de "Para Tão Longo Amor" criticam fim do Ministério da Cultura

  • Por Jovem Pan
  • 17/05/2016 12h11
  • BlueSky
Eduardo Mainardi/Jovem Pan

Os atores Leopoldo Pacheco e Regiane Alves foram os convidados do Jovem Pan Morning Show desta terça-feira (17) e criticaram a decisão do presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, em acabar com o Ministério da Cultura. Para eles, é essencial incluir a cultura na base educacional do povo brasileiro.

“É um retrocesso profundo o que lamentavelmente está acontecendo”, disse Pacheco. “A gente precisa andar muito para melhorar a educação de nosso país. Onde que a cultura vai ficar na educação, que precisa melhorar muito? Dizem que demora 40 anos para uma pessoa se educar”, complementou Alves.

A dupla estreará a peça “Para Tão Longo Amor”, de Maria Adelaide Amaral, no próximo dia 20 de maio, inaugurando o teatro Morumbi Shopping, na zona sul de São Paulo. Além de atuar, Regiane atua como principal produtora do espetáculo. Ela revelou que buscou o incentivo da polêmica Lei Rouanet por longos quatro anos para tornar a peça em realidade, mas no fim precisou buscar outras formas de patrocinar a ideia.

“Eu sou exemplo vivo, estou desde 2012 atrás de patrocínio. Esperei quatro anos para captar incentivos”, revelou. “Eu tinha a aprovação da Lei Rouanet, mas precisei colocar do meu bolso e de parceiros culturais para conseguir levar a peça para frente”, completou.

“Para Tão Longo Amor” é inspirado num soneto do português Luis Camões e traz a história de amor de Raquel e Fernando, casal que possui uma grande diferença de idade. Os dois começam a questionar os seus papéis dentro do relacionamento e desencadeiam os fatos que ocorrem na peça.

Pacheco afirmou que sempre foi um sonho trabalhar numa peça com texto de Maria Adelaide Amaral, a quem ele admira muito. A atriz também derramou muitos elogios sobre a autora e elogiou a boa relação que ela mantém com os artistas.

“Adelaide gosta de ator. Existem autores que não gostam de atores. Em 2012 me apresentaram esse texto e eu sempre quis fazer. Como é esse momento que se vive com as pessoas, depois que se separam elas não falam mais com você. Ela deu todo o apoio e estou super feliz”, revelou.

“A peça fala da história de um grande amor. É um soneto de Camões e se passa nas várias memórias do personagem do Pacheco. Se passa no passado e no presente o tempo todo. É um amor bem intenso, cheio de cenas fortes”, finalizou o ator.

Serviço

Para Tão Longo Amor

Estreia: dia 20 de maio, sexta-feira, às 21h
Quando: sextas e sábados às 21h – domingos às 19h
Até: 31 de julho
Texto: Maria Adelaide Amaral
Direção: Yara de Novaes

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.