Califórnia deve ser primeiro estado dos EUA a proibir sacolas plásticas
O governador da Califórnia, Jerry Brown, anunciou que vai aprovar uma lei que proíbe a distribuição de sacos plásticos descartáveis, transformando o seu estado no primeiro a dar esse passo nos Estados Unidos.
“Trata-se de um compromisso, que leva em conta as necessidades do meio ambiente, da economia e dos comerciantes”, afirmou o governador. “Há cerca de 50 cidades no estado com leis que já banem o uso de sacolas plásticas, e isso está causando muita confusão”.
Ambientalistas apoiam a decisão, e segundo a organização Californians Against Waste, o estado gasta entre US$34 e US$107 milhões de dólares para recolher esse tipo de lixo das ruas, praias, parques e rios. Os produtores de sacolas são contra a lei, argumentando que a proibição vai custar empregos.
A lei proíbe mercados e farmácias grandes de distribuirem as sacolas a partir de julho de 2015, e deve englobar lojas de departamento a partir de 2016. Ação semelhante aconteceu na cidade de São Paulo em 2011, mas não deu certo e a lei foi logo derrubada.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.