Chef Bel Coelho diz que extinção cultural ajuda no sumiço de ingredientes

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2016 12h00
  • BlueSky
Johnny Drum/Jovem Pan

O Brasil é um país plural e recheado de culturas de todo o mundo, principalmente no que diz respeito a culinária. A chef Bel Coelho veio ao Jovem Pan Morning Show desta terça-feira (1) alertar sobre ingredientes que estão entrando em extinção por conta do desmatamento e principalmente pela chamada extinção cultural, já que não estão sendo consumidos.

“O desmatamento é sempre o principal motivo para o fim de alguns ingredientes, mas a extinção cultural contribui e muito. Deixar de usar esses ingredientes para focar apenas em produtos comercializados em grande escala facilita esse panorama”, comentou.

Coelho faz parte da Aliança dos Cozinheiros do Slow Food Brasil e aproveitou para promover o Festival Arca do Gosto, que acontece em São Paulo até o próximo domingo, 6 de novembro. Ela e outros cozinheiros renomados criarão experiências com ingredientes do Sudeste, além de um catálogo de produtos ameaçados de extinção.

Defensora da gastronomia orgânica, Bel ressalta que a Aliança de Cozinheiros quer servir como ponto de ligação entre os produtores e consumidores, facilitando a apresentação de ingredientes pouco conhecidos do público. A relação entre as duas partes é vista com grande importância por parte da chef para que haja uma maior fiscalização em cima da origem do produto.

“A gente precisava pesquisar melhor o que comemos e também incentivar os pequenos produtores. Agora que o governo disse que não vai mais apoiar como antes, precisamos dar essa força e precisamos dos produtos orgânicos”, explicou.

Outro ponto importante e sempre um grande obstáculo para uma alimentação saudável é o preço dos produtos orgânicos. Com a chamada “gourmetização”, muitos deles aparecem nos mercados com um preço altíssimo, inviabilizando a compra. Bel diz que é necessário saber quando comprar certos tipos de alimentos por conta de sua estação, já que produtos fora de época geralmente são vendidos mais caros por conta da pouca quantidade.

“Isso é uma lenda que acho bem ruim, não é tão mais caro. Se está na estação, é mais em conta. Precisamos saber usar as coisas daquela estação. É isso tipo de coisa que encarece, você jogar o raio gourmetizador em cima dos produtos orgânicos. Tem embalagem e outras coisas a mais”, completou.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.