Clubhouse: Saiba tudo sobre a rede social do momento
Durante o Morning Show, o jornalista Carlos Aros esclareceu como a plataforma tornou-se um fenômeno; confira como funciona, as maneiras de entrar no aplicativo e os artistas que já estão na rede social de bate-papos por áudio
Nas últimas semanas, os internautas descobriram um novo fenômeno do mundo digital, a rede social Clubhouse. Segundo dados do Google, as buscas pelo aplicativo de bate-papo por áudios cresceram 525% apenas na última semana. A mais recente rodada de financiamento da plataforma, em 24 de janeiro, avaliou a companhia em US$ 1 bilhão. Durante participação no programa Morning Show, da Jovem Pan, nesta terça-feira, 9, o jornalista Carlos Aros explicou os motivos que fizeram disparar o interesse dos usuários pelo aplicativo. “O Clubhouse é um dos fenômenos raros que surgem de tempos e tempos. Mesmo explodindo apenas nas últimas semanas, a plataforma não surgiu neste ano. O aplicativo é fruto do trabalho de dois profissionais da tecnologia: Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e Paul Davidson, empresário do Vale do Silício, que lançaram em conjunto a novidade no começo de 2020. A rede social opera em um processo de interação por voz, ou seja, os internautas podem conversar por áudio com celebridades, amigos e desconhecidos em salas de bate-papo online. Nela, a interação é muito mais espontânea do que em outras plataformas”, explicou.
Apesar de acompanhar as tendências tecnológicas ao priorizar a comunicação via áudio, o Clubhouse tem sido alvo de debates e polêmicas. “Como nem tudo é maravilhoso neste mundo, a rede social está gerando discussões envolvendo a segurança da plataforma e os comportamentos psicológicos que pode impulsionar. Com relação à segurança, os usuários precisam ficar atentos já que o aparelho captura áudios a todo o momento, sendo assim, é preciso saber para onde são encaminhadas as informações captadas. Há também a questão do fenômeno “Fear of Missing Out” (FoMO), que tem sido estudado pela psicologia nos últimos anos e relaciona-se à ansiedade dos usuários para manterem-se conectados às redes a todo momento. Como no Clubhouse as salas de bate-papo desaparecem assim que a conversa acaba, o internauta sente-se angustiado para não perder conteúdo e permanecer na plataforma o tempo inteiro”, esclareceu o jornalista.
Veja tudo o que você precisa saber sobre o Clubhouse:
- Como funciona a rede social por áudio?
O Clubhouse funciona via mensagens de áudio, pelas quais os usuários podem conversar em salas de bate-papo com duração estabelecida. Geralmente, as salas são definidas por temas e os internautas podem participar do ambiente que debatem os assuntos de seu interesse, mas é possível criar salas com temáticas livres para conversar entre amigos. Nas salas que reúnem um grande número de pessoas, a conversa é controlada por um moderador, que seleciona quem pode e quem não pode mandar áudios no evento. Já nas salas menores, todos os usuários podem permanecer de microfone aberto. Não é possível encaminhar mensagens de texto, fotos, vídeos ou qualquer outra mídia na plataforma.
- Todas as pessoas podem participar da plataforma?
Para entrar no Clubhouse é necessário um convite de algum usuário do aplicativo, sendo assim, é um clube restrito. Caso a pessoa queira entrar e não receba o convite, pode baixar o aplicativo e se inscrever em uma lista de espera, que alerta os contatos de seu celular. Caso algum de seus amigos esteja na plataforma, pode autorizar a sua entrada. Até o momento, o Clubhouse está disponível apenas para iPhones, mas a versão para Android será lançada em breve, como afirmam os desenvolvedores da rede social.
- Quem está no Clubhouse?
A rede social tornou-se febre entre os famosos e grandes nomes já integram a lista dos mais de 60 mil inscritos na plataforma. Entre os brasileiros, estão José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, diretor-geral do reality show Big Brother Brasil, o cantor Di Ferrero e, até mesmo, o influenciador Felipe Neto. A apresentadora Oprah Winfrey e os atores Kevin Hart e Ashton Kutcher estão entre os nomes estrangeiros que usam a plataforma para conversar com os fãs e outros artistas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.