“Consuma alimentos de verdade. Se tiver gordura trans, não coma”, diz Dr. Filippo Pedrinola

  • Por Jovem Pan
  • 21/12/2015 11h26
Divulgação<p>Alimentação saudável continua sendo a melhor opção para fugir das doenças cardiovasculares</p>

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2012, mais de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e causa cerca de 300 mil mortes anuais, em decorrência de infartos e derrames.

Nesta segunda-feira (21), o Dr. Filippo Pedrinola esteve nos estúdios do Morning Show para falar sobre a doença, que tem se tornado cada vez mais comum.

“Na verdade, apesar da fama de vilão que ele tem, ele é extremamente vital para a nossa vida, é a matéria prima para produzimos os hormônios, vitaminas, bem estar dos ossos e uma série de funções. Só 20 ou 30% que vem da alimentação. É uma gordura que circula no sangue, mas como ela não se mistura, precisa ser transportada, aí tem a ‘do mal’ e a ‘do bem’. Nesse transporte ele vai deixando no meio do caminho na parede das artérias”, contou.

Apesar dos dois tipos serem gorduras da mesma forma, um é menos prejudicial à saúde do que o outro. “Gordura é gordura, assim como fruta que é saudável, se você comer demais engorda. As chamadas de saturadas são de origem animal, as carnes, queijos, frituras. Ela é uma gordura dura, difícil de digerir, dissolver, por isso se acumula. Além disso ela inflama uma região no cérebro, chamada hipotálamo, que faz com que se perca o valor de controle do apetite. Já as insaturadas são mais saudáveis, como azeite de oliva, gorduras vegetais e peixes de aguas frias (salmão, atum)”.

Sobre a polêmica gordura trans, o médico alerta que ela não só aumenta o nível de colesterol ruim, chamado de LDL, como ainda diminui as taxas do considerado bom para a saúde, o HDL, elevando assim os riscos de complicações cardiovasculares.

“Estranhamente, ela é insaturada, mas é feita pelo homem, e é pior ainda que a saturada. Está presente em todos os industrializados. A dica é: consuma alimentos de verdade, não processados, se você ver que tem gordura trans não coma”, completou.