Defensora fala sobre animais resgatados, que sofrem até abuso sexual: "Infelizmente vemos muito"

  • Por Jovem Pan
  • 02/12/2014 11h02
Jovem Pan Protetora de animais, Ila Franco fala sobre atividades a frente da Ong Aila

Ila Franco, presidente da ONG Aliança Internacional do Animal (Aila), esteve no Morning Show nesta terça-feira (02) acompanhada de dois simpáticos cãezinhos resgatados: uma cadela sem raça definida amarela chamada Michele, e um poodle preto chamado Nico. Ela chama a atenção para o fato de que abandonos e maus-tratos acontecem igualmente entre cães com raça e sem raça.

Ela conta que quando entram na entidade, os animais apresentam extremos maus-tratos. “Tratamos com vermífugo e muito amor. Eles são crianças com pelo, não tem diferença”, defende. Segundo Ila, a maioria das pessoas nem imagina o tipo de denúncia que chega até eles: “como o estupro. Tivemos um na semana passada, infelizmente vemos muito”.

A defensora dos animais é contra a venda de animais em petshops. “Nos Estados Unidos é proibido a venda de animais em petshop, devido às torturas, sujeira e doenças em que os criadores mantêm os pais dos filhotinhos”, explica, incentivando a adoção de animais resgatados, que podem ser tanto de raça quanto sem raça definida. “Quem não sabe qual raça gostaria de ter, adote um vira-lata, ele tem um pouco de todos”, sugere.

Os interessados na adoção pela instituição, porém, podem esperar um longo acompanhamento. Para levar um bichinho para casa é necessário passar por triagem e a ONG continua em contato com a família responsável pelo animal por pelo menos um ano. “Muitos reclamam que parece que estão adotando um bebê”, diz.

Ila acredita que a solução para melhorar o problema dos animais abandonados pelas ruas seria a parceria do governo com as ONGs. “90% das ONGs não tem apoio governamental. Nós estamos fazendo o trabalho deles, eles se omitem”, lamenta. Para ela, uma grande campanha de esterilização resolveria.

Já o restante da população pode ajudar doando dinheiro, material de limpeza ou medicamentos para a instituição, que só não aceita ração porque já tem uma parceira com uma fabricante. Clique aqui para conhecer o site da Aila. Quem presenciar um animal sendo mal tratado, deve registrar o ocorrido em foto ou filme e fazer um boletim de ocorrência na delegacia.

Ila convida a todos da região da cidade de São Paulo a participar da Confraternização dos Amigos da Granja Viana, que acontece nos dias 13 e 14 de dezembro entre as 9h e 17h, no endereço avenida José Giorgi, 250. Ela adianta que vai ter bazar, exposição de cães e gatos e que a adoção pode ser realizada na hora, depois do interessado passar por uma triagem.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.