Economista defende Meirelles após aumento de impostos: “foi a última opção”
A equipe econômica de Michel Temer foi muito criticada pela população brasileira pelo aumento de impostos sobre a gasolina, elevando o preço em até R$ 0,41 nos postos de todo o país. No Morning Show desta quinta-feira (27), o economista Jason Vieira defendeu a equipe liderada pelo ministro Henrique Meirelles, afirmando que essa foi a última opção que ele deve ter tomado.
“Conhecendo a equipe da Fazenda e o Meirelles, essa foi a última opção. Ele tem um ponto de vista liberal e não é afável a aumento de impostos. A frustração de arrecadação por conta de um crescimento menor do que esperava resultou nessa medida. Não deveria ocorrer, mas é o que deu para fazer”, opinou.
Para ele, o Brasil tem uma ótima equipe para lidar com a crise financeira, mas eles também são limitados por conta das questões políticas envolvendo o nome de Temer e seus aliados.
“Em termos de equipe econômica é de excelência. Porém estão limitados pela questão política. O governo Dilma teve alguém competente, mas não avançou por conta de questões políticas. Havia brigas dentro do próprio governo e acabou caindo o ministro. Veio a questão das pedaladas e acho que a saída dela se deu pelo péssimo resultado econômico. Acredito que temos uma equipe econômica muito boa num péssimo governo”, disse.
O grande problema para o Brasil crescer, segundo Jason, é reconquistar a confiança dos consumidores e investidores e que todo o contexto de melhora econômica foi perdida pelas questões políticas.
“O grande problema agora é que temos uma questão grave de confiança no Brasil. Político é uma raça desgracenta. Havia um contexto para melhora da economia e perdemos meio ano em questões políticas. É a confiança do consumidor e do investidor para fazer a economia girar”, concluiu.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.