Endocrinologista explica como funciona o colesterol na saúde

  • Por Jovem Pan
  • 21/03/2016 11h34
Divulgação <p>Doutor participou do programa nesta segunda-feira (21)</p>

Um dos temas mais temidos pelas pessoas quando se trata de saúde, são os índices do colesterol, que ainda geram muitos debates e dúvidas. Dr. Filippo Pedrinola esteve no Morning Show nesta segunda-feira (21) e falou um pouquinho sobre o assunto.

“Colesterol é uma substância gordurosa que, para circular no sangue, precisa se ligar a algumas proteínas, o LDL (baixa densidade) e o HDL (alta densidade). Todo mundo tem a impressão de que ele é vilão, mas na verdade é fundamental para a nossa vida, ninguém vive sem ele, o excesso é que é ruim”, ponderou.

Uma curiosidade, segundo o médico, é que o problema pode ser desenvolvido ao longo da vida, mas também vir desde o nascimento. “Tem pessoas que já nascem com o colesterol alto, geneticamente, e aí não adianta comer bem, fazer exercício. Mas o que a gente come influencia diretamente em qual tipo de lipoproteína que o fígado vai produzir”.

Manter uma alimentação equilibrada combinada com a prática de exercícios auxilia o indivíduo a ter uma rotina mais saudável.

“Atividade física regular ajuda a diminuir o ruim e aumentar o bom. Comer vegetais, peixes de água fria, as sementes, você acaba tendo o aumento do colesterol bom. Mas depende até do emocional, o stress crônico, por exemplo, acaba levando à produção de hormônio, como o cortisol, que interfere no metabolismo de uma forma muito forte, levando a um depósito de gordura, principalmente na região abdominal, que aumenta o colesterol ruim”, completou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.