Contra a venda de órgãos, Joel Pinheiro ressalta: ‘A gente faz negócio com saúde o tempo inteiro’
O filósofo e economista Joel Pinheiro viu seu nome repercutir intensamente nas redes sociais nesta semana após viralizar com uma polêmica posição sobre a venda de órgãos humanos.
Em entrevista ao Morning Show nesta sexta-feira (17), Pinheiro disse que atualmente é contra a venda de órgãos, mas que no passado já se posicionou de forma favorável ao tema.
“Não [sou a favor] e expliquei isso na thread que gerou a polêmica. Ali eu estava argumentando contra, mas recuperando argumentos pró, que por tabu ou preconceito as pessoas não consideram. Hoje em dia eu sou contra a venda de órgãos.”
“A gente faz negócio com saúde o tempo inteiro. Com escolhas profissionais que a gente faz, as nossas escolhas de lazer, na escolha de fumar ou não. Você está a todo momento comprometendo ou resguardando sua saúde. Eu não tenho problemas com escolhas que possam aumentar o risco para as pessoas”, argumentou o economista.
Joel se identifica como liberal e sustenta que se houvesse uma rede segura e confiável a venda de órgãos deveria ser debatida seriamente pela sociedade civil.
“Eu não seria contra se tivesse um sistema bem estabelecido com psicólogos, com assistente social acompanhando a pessoa. Eu pessoalmente não vejo problema moral nenhum em se fazer aceitar essa transação.”
O debate na internet, no entanto, não abalou Pinheiro, que viu um saldo positivo em toda a polêmica. “Xingamentos de anônimos não me afetam tanto, mas o resultado prático é que o vídeo do Alvim já mantou o assunto. Como saldo, tenho 2 mil seguidores a mais. Então estou melhor que antes.”
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 1 semana
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 1 semana
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas