Para jornalista, Brasil é um grande mito: “capacidade de mudar opinião é incrível”

  • Por Jovem Pan
  • 08/06/2016 11h57
  • BlueSky
Eduardo Mainardi/Jovem Pan

Pablo Miyazawa tem uma grande experiência na cultura pop, passando por veículos como Rolling Stone, revista Herói e Nintendo World. Atualmente como editor-chefe do portal de games IGN Brasil, o jornalista resolveu juntar todo o seu conhecimento no livro “52 Mitos da Cultura Pop”, onde mostrará o que é mentira ou verdade nos boatos do mundo do entretenimento. Nesta quarta-feira (8), Miyazawa foi ao Jovem Pan Morning Show e fez um parâmetro dos mitos do entretenimento com a realidade brasileira.

Para o comunicador, o nosso país é um grande mito com a “falta de identidade” do brasileiro. Ele criticou a falta de posicionamento da população, que nada conforme a onda e não possui uma opinião formada.

“O Brasil em si é um mito. Nossa capacidade de mudar de opinião é algo incrível. São tantas informações que vamos mudando de ideia todo dia, que até assusta. A frase do cientista político português (João Pereira Coutinho) de que falta identidade no brasileiro eu achei sensacional”, opinou.

O livro de Miyazawa é recheado de teorias de fatos sobre música, games, desenhos e principalmente cinema. Ele começou a desenvolver a obra há muito tempo atrás, quando ainda trabalhava na revista “Herói”. O jornalista começou a ir atrás da verdade sobre “Caverna do Dragão”, que não tinha um final. A partir daí que ele começou a ir atrás de histórias parecidas, no qual formaram a obra.

“Tudo começou com a Caverna do Dragão. Trabalhei na revista ‘Herói’ e focamos na nerdice, que hoje todo mundo gosta. A Caverna do Dragão tinha algo suspeito de que não era tudo o que parecia. Fui investigar e descobri que tinha um roteiro do final do desenho, mas não tinha sido produzido”, contou. “Surgiu daí a minha vontade em investigar histórias parecidas nos cinemas, quadrinhos e games. Foi um trabalho de filtrar e colocar no papel”, complementou.

O mito que mais agrada Miyazawa em “52 Mitos da Cultura Pop” é sobre a realidade da viagem do homem à Lua. No livro, o editor do IGN Brasil mostra que havia boatos de que todas as fotos e vídeos apresentados na época foram feitos dentro de um estúdio, tudo com a direção do renomado cineasta Stanley Kubrick.

“Muita gente acredita nisso. Existe muita evidência de que as fotos e vídeos foram criados em estúdio. Tinha muita diferença de iluminação e se tinha alguém naquela época que poderia filmar, era o Stanley Kubrick. Se descobrirem que o homem não pisou na lua e que o governo americano nos enganou, então podemos duvidar de todo o resto”, brincou.

“52 Mitos da Cultura Pop” será lançado no dia 23 de junho, na Livraria Cultura.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.