Playlist do Edgard: confira cinco músicas de protesto

  • Por Jovem Pan
  • 14/08/2015 12h21
  • BlueSky
Divulgação

Apresentador do Morning Show, Edgard Piccoli escolheu cinco músicas de protesto para embalar o programa desta sexta-feira (14). Chico Buarque, Caetano Veloso e Bob Dylan foram lembrados por canções emblemáticas, apesar de antigas.

“A partir da metade dos anos 1960 com da tomada do poder pelos militares, vários artistas brasileiros passaram a compor obras com críticas veladas ao governo, à repressão e a liberdade cerceada. Esse tipo de produção artística com teor crítico seguiu intensamente até a década de 1970. Várias viraram clássicos”, considerou o âncora.

Confira a listinha:

Apesar de Você – Chico Buarque
Composta em 1970, em pleno auge do regime militar brasileiro, a canção manda um recado curto e grosso para os golpistas. A democracia, depois de muita luta e resistência, retornou à política brasileira Brasil 15 anos depois da faixa e 21 após a destituição de João Goulart em 1964.

É Proibido Proibir – Caetano Veloso
Mais que ficar bravo com a censura das próprias músicas e de colegas, Caetano Veloso se impôs contra o autoritarismo em diferentes esferas da sociedade. “Eu digo não ao não”, cantou ao retratar uma sociedade “em chamas”.

Blowing In The Wind – Bob Dylan
Escrita após uma acalorada discussão com amigos sobre política em 1962, o clássico da música contesta a condução do mundo. “Quantas vezes as balas de canhão devem ser disparadas antes de serem banidas pra sempre?”, recitou o norte-americano em plena constetação da Guerra do Vietnã.

Redemption Song – Bob Marley
O cantor jamaicano cantou contra a alienação mental e moral da sociedade ao comparar os poderosos do mundo contemporâneo com “velhos piratas”.

Que País É Esse? – Legião Urbana
Sucesso na década de 1990, a música composta por Renato Russo pergunta como a sociedade ainda não convulsionou com tanta falcratua. A questão segue sem resposta, embora os fãs cantem “é a po**a do Brasil”.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.