Poucas horas de sono ajudam a engordar, diz endócrino
Pode não parecer, mas o sono é uma parte muito importante para quem está querendo perder uns quilinhos e eliminar aquela gordura indesejada. Nesta segunda-feira (16), o endocrinologista Filippo Pedrinola explicou, em sua participação no Jovem Pan Morning Show, que é durante o sono que o corpo faz toda a troca de bioquímica celular e afirmou que é necessário ter um ritmo biológico bom naquela hora prazerosa que é a de dormir.
Pedrinola disse que quando há a privação do sono, uma parte de nosso corpo começa a pedir para se alimentar e acaba contribuindo para que não haja a queima de calorias.
“O sono apesar de parecer perda de tempo é um momento extremamente ativo. É durante o sono que é feita a bioquímica celular. Você tem melhoras na parte cognitiva. Quando uma pessoa tem privação do sono, você inibe o que tira a fome e ativa o que dá fome”, exemplificou.
Você, que sempre achou que fosse um mito a história de que é necessário dormir pelo menos 7 horas por dia, já pode pedir desculpas para a sua mãe por não escutá-la. O doutor contou que o sono é feito por quatro fases e cada uma delas necessita de 90 minutos para se completar.
“O sono é feito de quatro fases. É durante a fase rem. Durante o sonho não nos mexemos. A natureza é tão bem feita, que além de você não se mexer, você refaz toda a bioquímica celular. Cada fase demora 90 minutos, por isso é necessário dormir 7h30 por dia”, comentou.
Se você é daquelas pessoas que adoram repor o sono perdido no fim de semana, então saiba que isso não ajuda nada em melhorar a sua saúde. Pedrinola explicou que essa reposição precisa ser feita em no máximo 48h. Para ter um sono de qualidade, o endócrino revela que é preciso ter um local apenas para isso.
“Um detalhe do que o Tiago falou, passa a semana dormindo mal e vai compensar na semana. Não existe um banco de horas, no máximo em 48h você tem que recuperar. Tem que ter um ritmo biológico bom. Quarto não é lugar para levar celular e computadores. Essas coisas deixam muito alerta e demora para ir desligando o cérebro. É importante ter um ritual e ter um local apenas para dormir”, concluiu.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.