"Precisamos invadir as redes sociais", diz Ministro da Saúde sobre ações contra a Aids
O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, falou ao Morning Show sobre as campanhas do Governo de combate à Aids no Carnaval. “Nos últimos anos aumentou 30% o número de casos entre jovens de 15 a 24 anos, principalmente do sexo masculino”, disse ele, destacando a importância de se investir ainda mais nessas campanhas. Uma pesquisa apontou que 95% dos jovens conhece a importância de usar preservativo, mas que 46% não usa em relacionamentos casuais.
Dar informação e distribuir camisinha, porém, não tem mais dado o resultado esperado. “Estamos associando outras duas estratégias: uso com regularidade do teste e iniciar imediatamente o tratamento”, explicou ele. Por isso foi criada a campanha “#partiu teste”, para incentivar o teste regular da Aids. Tratar nos primeiros dias de contágio é importante para manter a contagem de vírus baixa e evitar a transmissão para outras pessoas.
Chioro falou sobre a campanha nas redes sociais como Tinder e Hornet, que usou cinco perfis falsos para atrair os jovens que buscam sexo sem compromisso e sem uso de preservativo. Assim que alguém manifestava interesse em um dos perfis, recebia uma mensagem educativa alertando para o perigo de relacionamentos sexuais sem camisinha. Segundo o Ministro, a campanha foi bem recebida por jovens, e o Governo deve organizar mais campanhas na internet para atingir os jovens. “A gente precisa invadir as redes sociais”, diz ele.
O Tinder não aprovou o uso de perfis falsos para fazer campanha, mas Arthur diz que em nenhum momento a iniciativa foi antiética. “A gente cumpriu o objetivo, que foi o elemento surpresa”, argumentou. Chioro diz que as campanhas não acontecem apenas no Carnaval, mas durante o ano todo, em festas como October Fest, São João e Parada Gay.
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