‘Todos estão cansados de uma política tão restritiva’, diz brasileiro que mora na China

Em entrevista ao Morning Show, Rodrigo Moura deu detalhes sobre o seu dia a dia em lockdown na cidade de Hangzhou

  • Por Jovem Pan
  • 01/12/2022 15h44
  • BlueSky
Reprodução/Jovem Pan News rodrigo moura Rodrigo Moura, brasileiro na China, foi o convidado do programa Morning Show

Nesta quinta-feira, 1, o programa Morning Show recebeu Rodrigo Moura, brasileiro morador da China. Em entrevista, ele deu detalhes sobre a política de ‘“covid zero” em Hangzhou, na província de Zhejiang, local onde vive. “Recentemente nós tivemos alguns protestos em algumas cidades aqui, depois de três anos com essa política de ‘covid zero’. O pessoal está cansado de uma política tão restritiva e quer um pouco mais de liberdade”, explicou. “O governo fez um comitê e decidiu um plano de liberação, ir diminuindo aos poucos a política do ‘covid zero’. Isso é importante, ainda mais agora nessa época de inverno. E bem rigoroso aqui, os casos estão aumentando, o governo quer manter de uma forma que os hospitais possam atender as pessoas que precisam.”

No dia a dia, Moura conta que precisa fazer exames diários para conseguir utilizar o transporte público local e seu estado de saúde e controlado por um aplicativo de celular. ” É bem difícil, você precisa fazer os testes, tem vários pontos para fazer a testagem. Eu mesmo agora acabei de fazer o meu para que possa amanhã utilizar o transporte público. Você só consegue utilizar o transporte público se tiver feito o teste dentro de 24 horas, mas isso varia de região para região, têm as políticas locais”, contou. “Em algumas cidades, pode ser ainda mais rigoroso. Todos nós temos aplicativos e, através desse aplicativo, vai ser dado um código que vai mudando de cor. Se estiver verde, você consegue acessar tudo; amarelo, você talvez fique de quarentena ou teste novamente; se estiver vermelho, você precisa ir diretamente para um hospital. É a forma que encontraram pra controlar a situação.”

Recentemente, o governo de Xi Jinping é alvo de pressão popular por mudanças nas políticas sanitárias contra a Covid-19. Para Renato Moura, as manifestações sempre ocorreram, mas agora são organizadas, com horários e datas simultâneas, além de fazerem oposição ao governo chinês como um todo. “São três anos, o pessoal está cansado, está todo mundo cansado de uma política tão restritiva, eles querem que diminua um pouco. Ainda mais nesses locais, onde costumam ser mais rigorosos ainda. Querem um pouquinho mais de liberdade”, disse. “Protestos acontecem aqui na China, existem vários protestos, só que dessa vez aconteceram ao mesmo tempo, para o governo parece que teve alguma forma de comunicação entre os participantes. Como posso te dizer, eles começaram a ir além da política, ir contra o governo, aí é mais complicado ainda essa questão”, concluiu.

Confira na íntegra a entrevista com Rodrigo Moura:

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.