MP questiona revogação de decreto que determina número de policiais em DPs

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2016 12h21
Diogo Moreira/ A2D Polícia Civil

 Ministério Público de São Paulo quer explicações do governo sobre revogação de decreto que determinava número de policiais em delegacias. A resolução 105/2013 estabelecia o número de agentes a serem destinados a cada função em cada distrito policial. A gestão Geraldo Alckmin decidiu revogar a decisão em despacho publicado na edição desta quarta-feira (13) do Diário Oficial.

A resolução era a base para ações do MP questionando o déficit de policiais. O promotor Fernando Belaz quer saber por que houve a mudança de posição: “Essa revogação da resolução que fixava o quadro da polícia civil foi revogada em nome do interesse público ou conveniência da administração? Ou para obstruir o curso da ação civil pública?”.

As ações do MP tiveram ganhos na justiça que forçaram a contratação de agentes nas cidades de Leme e Jacareí. O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo, George Melão, afirma que a investigação é o setor mais afetado: “O maior dano hoje que nós temos para fazer o nosso trabalho a contento, é a falta de escrivães e investigadores. Não temos pessoal suficiente para fazer as investigações. Mas faltam policiais civis de todas as carreiras”.

A Secretaria da Segurança diz, por meio de nota, que as contratações dos servidores devem ser realizadas dentro das limitações da responsabilidade fiscal. A pasta vai recorrer e afirma que investe no reforço de efetivo, dizendo que só neste ano foram empossados 921 policiais civis.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.