Mudanças no projeto adiam votação das “10 Medidas Contra Corrupção”
A votação do projeto das “10 Medidas de Combate a Corrupção” seria realizada nesta quarta-feira (16), mas o relator decidiu aceitar sugestões e mudou o relatório. As mudanças obrigam novos pedidos de vistas e isso significa o adiamento da votação.
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) prometeu levar a votação das medidas contra a corrupção para esta quinta-feira (17). Na segunda-feira (14) ele se reuniu com procuradores da Lava Jato e disse que em seu relatório não irá constar a possibilidade de crime de responsabilidade para juízes integrantes do Ministério Público.
No parecer está prevista a possibilidade de que integrantes da Polícia Federal e MP decidam, de comum acordo, quem irá tomar a frente de investigações internacionais.
O democrata explicou ainda que no parecer que será apresentado nesta semana está prevista a possibilidade do acordo de leniência, mas sem as distorções defendidas por muitos no País.
“Acordo de leniência é importante para que aqueles que erraram, reconheçam seu erro, paguem as contas e mudem seus procedimentos. Mas com absoluta segurança jurídica, o acordo de leniência que estamos propondo é algo sério, algo responsável para com o futuro do Brasil”, disse Lorenzoni.
O deputado passou o feriado de 15 de novembro reunido com a assessoria da Câmara para tratar dos últimos ajustes no parecer. O projeto em discussão é de iniciativa popular e foi lançado pelo MP com mais de 2 milhões de assinaturas de apoio.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.